segunda-feira, 12 de maio de 2008

Gratin dauphinois ( como eu ainda não falo francês é batata gratinada mesmo)

Segundo domingo de maio, dia das mães, e eu queria fazer uma comidinha para minha mami e para minha Coeli. Já tinha pego essa receita a algum tempo no blog da Jussara Voss, e faltava oportunidade para executar a mesma.
Quando vovó me disse que seria churrasco o famoso almoço de domingo, avisei logo, a batata é por minha conta. Acordei cedo, rodei essa cidade para encontrar creme de leite fresco, mais valeu a pena, todo mundo adorou, não deu tempo nem de tirar fotinhas, mais eu prometo que na próxima vez eu tiro.
Vamos lá, como diz lá no blog da Jussara Voss, essa é a receita original francesa, não leva alho, nem queijo e realmente não precisa, é justamente a ausência desses ingredientes que levam ao seu sucesso.

Ingredientes: ( não se assustem , eu fiz para um batalhão de gente)

17 batatas descascadas,cortadas bem fininha (eu usei processador, e todos perguntavam como eu conseguir cortar tão fininho, heheheheh, agora descobriram o meu segredo)
1/2 potinho de manteiga na temperatura ambiente
3 potes de 500ml de creme de leite fresco
sal a gosto

Modo de preparo:

Unte uma forma de porcelana com manteiga, e vá montando as camadas de batatas, entre as camadas pincele manteiga, no final acrescente sal a gosto, e cubra com 2 potinhos de creme de leite fresco.
Leve ao forno até que o creme de leite "desapareça", leva em média 1 hora em forno baixo. Essas alturas na cozinha só se sente um aroma maravilhoso. Tire do forno e quando tiver próximo de servir, levante o fundo das batatas, coloque o outro potinho de creme de leite, e leve por mais 20 minutos ao forno. Fica divino, ou como diria Terezinha:"Um espetáculo".

6 comentários:

karla dani disse...

eita, quantas novidades!!! vou olhar tudo direitinho! quel, faz um bazar sim, e mais: troca comigo!ahahahahaha, vc n sabe como é divertido isso, recomendo! alem do mais, vai ser muito bom ter um armário à venda aqui em Recife, geralmente pago frete pra mandar ou receber peças.bjinhos!!!

karla dani disse...

Ahora sim li tudo decentemente! duvidas: onde é a mutti? falou em doce, as lombrigas se assanham logo (que horríiiivel!). esse restaurante portugues em aldeia? morei la por 4 anos, em plena adolescencia, acredita? ninguem merece!mas n conheci o restaurante de q tu falasse =T

muito lindas tuas lembrancinhas de viagem! e a receita do frango está devidamente anotada! bjinhos!!!

Quel Stival disse...

A mutti é antiga Nutella, fica ali na 17 de agosto, casa forte, ao lado do Bradesco, e tem tb uma loja dentro do Plaza.
O restaurante de aldeia vale a pena conhecer, sim, se vc gostar de bacalhau, nunca mais deixará de frequentar.

Unknown disse...

como eu provei da batata só tenho a dizer que é muito boa.

karla dani disse...

pois é, mulher, nunca vou pros lados de casa forte, nuuuuunca, tou vendo que perco boas opções! bjinhos!

Babi disse...

Eh uma delíiicia